Our BASE in Batangas - The Philippines

05/08/2020

Em 2018 obedecendo uma direção de Deus estivemos em alguns povoados de Filipinas. E então Deus nos deu essa base.

The Philippines or Republic of the Philippines is an island country situated in Southeast Asia in the western Pacific Ocean, The capital city is Manila. The country is an archipelago consisting in 7,641 islands, with a total land area of 301,780 square kilometers (116,518 sq mi).

The climate is tropical, meaning the weather is generally hot and quite humid all year round. March to May (summer) are the hottest months. The rainy season starts in June and extends through October with strong typhoons possible. The coolest months are from November to February, with mid-January to end of February considered the best for cooler and dryer weather.

Tagalog and English are the two official languages of the Philippines, but the Filipinos also speak Spanish in some islands. Spanish was the official language of the Philippines for over three centuries, from the beginning of Spanish rule in the late 16th century, until 1898, when the islands were ceded to the United States.

The Philippines is a republic with a presidential form of government wherein power is equally divided among its three branches: executive, legislative, and judicial. The Philippines placed 106th out of the 189 countries and territories in the 2019 Human Development Report, with a human development index (HDI) value of 0.712.



As Filipinas é governada hoje por um partido de ideologia comunista, tem o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,699; um pouco abaixo do IDH do Brasil; e um PIB crescente de 6,8%. Apesar do crescimento do PIB filipino; a desigualdade social é gritante no país; uma vez que esse crescimento econômico vem do crescimento da renda das famílias consideradas mais ricas; ou seja, o crescimento econômico não atinge a camada pobre, que é composta por 20% da população que vive abaixo da linha da pobreza

É neste contexto que está estabelecida a nossa base missionária, na cidade de Batangas; localizada há aproximadamente 3h00min da capital Manila; no bairro Barangay Bolbok. Segundo o Senso 2015 a população da cidade de Batangas é de 329,874 pessoas; sendo a população urbana 205.306 habitantes enquanto a população rural é de 130.087 habitantes, representando 62,24% e 37,76%, respectivamente, da população total de Batangas.

O propósito desta base é servir a comunidade de Batangas; o bairro onde ela está localizada é um bairro simples, e tem um povoado conhecido como "Tramo" que é extremamente carente, deixando visível o contexto econômico e social descrito anteriormente. É a partir da base que se dará a implantação e manutenção de projetos que irão atender a comunidade.

Estrutura da Base:

02 quartos de casal;

02 quartos de solteiro com beliches;

02 banheiros;

01 cozinha;

Sala de estar ampla;

Lavanderia.


Normas de funcionamento.

A bíblia diz em 1 coríntios 14:40 que " Tudo, porém, seja feito com decência e ordem". Assim sendo, é de extrema importância deixar claro, algumas normas para o bom funcionamento da base, e para o bom testemunho da igreja junto à comunidade; uma vez que a base estará aberta para missionários de várias partes do Brasil e também de outros países e expedições.

  • Para expedições; as despesas com água, energia, internet e alimentação diária; cada participante/hóspede deverá contribuir com o valor que será divulgado diretamente as pessoas que forem.
  • Para uso dos veículos da base, seja para fins de serviço missionário na comunidade, ou para fim de interesse pessoal; o missionário ou a expedição será responsável pelo abastecimento dos mesmos, como também o zelo pelo bom estado de conversação dos veículos, quando o uso for autorizado pela direção da missão. É claro que o condutor deve estar devidamente habilitado.
  • Fica sob responsabilidade de cada expedição, a divisão e escala de tarefas na base; como preparar as refeições, limpeza das louças, limpeza da casa, etc.; bem como os respectivos horários de cada tarefa; levando em consideração a otimização do tempo e o bem estar da casa.
  • Os horários de levantar, das refeições, fechamento do portão, etc.; será de responsabilidade da liderança de cada expedição.

Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões e nos confiou a palavra da reconciliação.

2 Coríntios 5:18,19