en-us-Implantamos uma BASE em Filipinas

Em 2018 obedecendo uma direção de Deus estivemos em alguns povoados de Filipinas. E então Deus nos deu essa base.

A República das Filipinas está localizada no sudeste asiático, no oeste do oceano Pacífico, Manila é a sua capital. O país é um arquipélago com mais ou menos 7.100 ilhas, uma área de 300.076 km² e 102.572.000 habitantes (estimativa de 2016). O clima das Filipinas é quente e úmido; com temperaturas em torno de 26,5°C durante todo o ano. Entre os meses de março e maio as temperaturas ficam mais elevadas; entre junho e novembro, fica mais chuvoso e entre dezembro e fevereiro as temperaturas ficam mais amenas. Os idiomas oficiais são o Tagalo e o Inglês; mas também é falado o Espanhol; sendo que as Filipinas foram colonizadas pelos espanhóis e mais tarde na segunda guerra, foi ocupada pelos americanos. As Filipinas é governada hoje por um partido de ideologia comunista, tem o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de 0,699; um pouco abaixo do IDH do Brasil; e um PIB crescente de 6,8%. Apesar do crescimento do PIB filipino; a desigualdade social é gritante no país; uma vez que esse crescimento econômico vem do crescimento da renda das famílias consideradas mais ricas; ou seja, o crescimento econômico não atinge a camada pobre, que é composta por 20% da população que vive abaixo da linha da pobreza.

É neste contexto que está estabelecida a nossa base missionária, na cidade de Batangas; localizada há aproximadamente 3h00min da capital Manila; no bairro Barangay Bolbok. Segundo o Senso 2015 a população da cidade de Batangas é de 329,874 pessoas; sendo a população urbana 205.306 habitantes enquanto a população rural é de 130.087 habitantes, representando 62,24% e 37,76%, respectivamente, da população total de Batangas.

O propósito desta base é servir a comunidade de Batangas; o bairro onde ela está localizada é um bairro simples, e tem um povoado conhecido como "Tramo" que é extremamente carente, deixando visível o contexto econômico e social descrito anteriormente. É a partir da base que se dará a implantação e manutenção de projetos que irão atender a comunidade.

Estrutura da Base:

02 quartos de casal;

02 quartos de solteiro com beliches;

02 banheiros;

01 cozinha;

Sala de estar ampla;

Lavanderia.


Normas de funcionamento.

A bíblia diz em 1 coríntios 14:40 que " Tudo, porém, seja feito com decência e ordem". Assim sendo, é de extrema importância deixar claro, algumas normas para o bom funcionamento da base, e para o bom testemunho da igreja junto à comunidade; uma vez que a base estará aberta para missionários de várias partes do Brasil e também de outros países e expedições.

  • Para expedições; as despesas com água, energia, internet e alimentação diária; cada participante/hóspede deverá contribuir com o valor que será divulgado diretamente as pessoas que forem.
  • Para uso dos veículos da base, seja para fins de serviço missionário na comunidade, ou para fim de interesse pessoal; o missionário ou a expedição será responsável pelo abastecimento dos mesmos, como também o zelo pelo bom estado de conversação dos veículos, quando o uso for autorizado pela direção da missão. É claro que o condutor deve estar devidamente habilitado.
  • Fica sob responsabilidade de cada expedição, a divisão e escala de tarefas na base; como preparar as refeições, limpeza das louças, limpeza da casa, etc.; bem como os respectivos horários de cada tarefa; levando em consideração a otimização do tempo e o bem estar da casa.
  • Os horários de levantar, das refeições, fechamento do portão, etc.; será de responsabilidade da liderança de cada expedição.

Ora, tudo provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por meio de Cristo e nos deu o ministério da reconciliação, a saber, que Deus estava em Cristo, reconciliando consigo o mundo, não imputando aos homens as suas transgressões e nos confiou a palavra da reconciliação.

2 Coríntios 5:18,19