HORTAS COMUNITÁRIAS

O desenvolvimento de Hortas comunitárias, têm para nós, como foco principal a inserção de alimentos com alto poder nutritivo na dieta das pessoas, principalmente das crianças das comunidades no entorno da base, primeiramente. Temos testemunhado o quão pobre é a dieta nutricional destas crianças, e infelizmente presenciamos a desnutrição como um fato comum na vida do povo de Batangas e das Filipinas em geral. Nossa missão nesse projeto é quebrar essas cadeias culturais que privam o ser humano de usufruir de diretos básicos como o de uma boa alimentação, sabendo da importância para o crescimento saudável, visto que se trata de uma área bastante vulnerável e carente de políticas de saúde pública.

Com a supervisão de nutricionista da nossa própria equipe missionária, temos projetado a implantação de uma "horta piloto" nos arredores da nossa base em Batangas.

Desenvolver a inserção de alimentos de origem vegetal de maneira auto sustentável, também resgata a dignidade do trabalho coletivo e com resultados que o povoado traz para o próprio lar.

A criação de hortas comunitárias também traz benefícios para o meio ambiente, pois traz a possibilidade da utilização dos resíduos orgânicos como forma de adubo e enriquecimento do solo, resíduos estes, gerados nas próprias comunidades. Além disso, os cuidados com a horta ajudam a aproximar as pessoas da natureza e isso pode contribuir para que as mesmas se conscientizem da importância da preservação para a manutenção da vida.